top of page
Buscar
  • projetoestacio

A evolução do nosso queridinho PlayStation

Por - Wendel Mayworm |




A história do PlayStation nos leva em uma nostálgica viagem no tempo para o início dos anos 90, já com diversos consoles criados e feito tanto sucesso como o Super Nintendo e o Mega Drive. Finalmente chega a vez da Sony de brilhar nesse vasto mercado de jogos, trazendo um vídeo game com novas tecnologias e novos gráficos, um visual mais chamativo além dos consoles anteriores feitos com 16 bits.




Antes do surgimento do PSOne, como o PlayStation passou a ser popularmente chamado, a Nintendo e a Sony tinham uma parceria com a intenção de criar uma expansão do Super NES que aceitasse o uso de CDs no lugar dos famosos “cartuchos” do período.


A Nintendo decidiu cancelar o projeto, pois dizia que o uso de discos a laser deixava mais demorado o carregamento do game, com o tempo de “loading” atrapalhando a experiência do jogador. Em compensação, a Sony decidiu dar sequência ao projeto de maneira solitária, apostando no uso de um videogame com CDs para os jogos.


Em Dezembro de 1994 finalmente foi lançado pela Sony o vídeo game que ia marcar gerações, o PlayStation, acabando com a geração de 16 bits.Viabilizando ainda mais o projeto, o uso de um CD como mídia de jogo deixava o desenvolvimento do console bem mais barato que os cartuchos do SNES e do Mega Drive. Mas sem dúvida que a principal diferença estava na capacidade de armazenamento. Os cartuchos armazenavam até 64 MB contra os 750 MB dos CDs. Podendo além de rodar os jogos,rodar também CDs de músicas.



O começo de uma era...


Com grande sucesso, o PS1 durou 10 anos, encerrando sua produção no final de 2004 e seus jogos foram lançados até 2006. Com a grande fama do PlayStation foram criados jogos exclusivos que continuam sendo laçados até hoje, a lista de exclusivos da Sony é bem grande e vale apena ser vista.


PlayStation 2







Lançado no final do ano 2000, o Playtation 2 tinha a dura missão de seguir o sucesso do seu antecessor, e conseguiu isso com maestria, diversos players perderam horas e horas do seu dia aproveitando seus games, podendo funcionar até para assistir filmes em DVDs.


Com a intenção de permanecer como líder de vendas, a Sony investiu pesado nas franquias exclusiva como GTA, Gran Turismo, Bully, Crash, Spyro e muitos outros que valem a pena ser jogados e relembrados. Com a maior biblioteca da história de um videogame, o PlayStation 2 pode ser considerado um imortal dos consoles. O fim da produção só ocorreu em 2013, totalizando quase 13 anos de vida. Com mais de 150 milhões de unidades vendidas, está no Livro dos Recordes como o console mais vendido de todos os tempos.



PlayStation 3




Lançado no final de 2006, o PS3 estava travando uma batalha com grandes concorrentes no mercado, o XBOX 360 e o Nintendo Wii. O console inovou com uma plataforma completamente online, chamada PlayStation Network ou PSN, em que o usuário podia comprar jogos pela PSN, além da migração do uso de DVD para os discos em Blu-Ray, causando um aumento absurdo de capacidade para 50 GB de conteúdo.

Com um HD interno em todos os modelos, permitia que você gravasse os save games, vídeos, músicas e até a possibilidade de ter jogos via download. Com o intuído de se tornar o centro de entretenimento e fazendo diversas funções em um só.


O seu joystick, ou mais conhecido por manete veio com surpresas, tais como sensor de movimento, o motor de vibração e o fato de ser sem fio, facilitando ainda mais a jogabilidade.


A produção do console foi encerrada em 2017, seguindo o mesmo caminho de inovar e continuar com seus jogos exclusivos, como o The Last of Us, a trilogia do God of War, Uncharted, Red dead redemption.


PlayStation 4


O PS4, o ultimo console lançado pela Sony, lançado em novembro de 2013,ele teve uma repaginada com uma navegação mais rápida e prática . Graças à funcionalidade multitarefas, é possível realizar funções simples, como a configuração da rede sem interromper o jogo,mantendo a plataforma online os players podem jogar de diferentes regiões mundias juntos, com 500 GB de espaço mínimo no HD, há espaço de sobra para seus jogos. Para facilitar, o download pode ser feito até mesmo com o console em stand by, não necessitando deixá-lo ligado durante uma madrugada.


Seu joystick, trouxe uma novidade de um painel de toque em sua parte central, que poderá ser usado em jogos que tiverem essa disponibilidade. Os analógicos estão mais confortáveis e levemente mais afastados, além da superfície mais saliente. Outra diferença significativa é o carregamento da bateria do controle em modo de espera. O Dualshock 4 possui uma barra luminosa que identifica os jogadores para as disputas online, além de mostrar, dependendo do jogo, a energia de seu personagem. Começa mostrando a cor verde, depois altera para o amarelo e, quando chega ao vermelho, indica estado crítico da vida. Com uma novidade de um botão chamado Share no joystick facilita para quem costuma compartilhar imagens e vídeos de seus jogos, um simples toque na função já irá capturar a tela e ainda armazenar alguns minutos do jogo.


A Sony caprichou no jogos exclusivos do PS4, trazendo a continuação do The Last Of us II, Uncharted 4, Infamous Second Son, The Last Guardian, Horizon: Zero Dawn







O que nos aguarda com a chegada do PlayStation 5??








36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page