top of page
Buscar
  • projetoestacio

Quem veio primeiro? O E-mail ou a Internet?

Atualizado: 4 de jun. de 2020

Por - Gustavo Lopes |





Estranho né? Mas acredite, o e-mail chegou aqui antes mesmo da internet.

Você certamente lembra de quando as pessoas se comunicavam por cartas e pode até já ter enviado alguma pelo correio, mas não é disso que estamos falando. Hoje em dia existem várias empresas responsáveis por fazer com que o meio de comunicação entre uma pessoa e outra aconteça. Os e-mails já foram muito usados para conversa e bate papo, antes mesmo do MSN e do Whatsapp; hoje em dia ele se tornou um meio mais profissional de contato, porém nos primórdios da comunicação esse sistema era algo muito mais complexo do que o que conhecemos hoje.

Em 1965 a forma de se comunicar estava se modificando, o primeiro sistema de troca de mensagens chamado de Mailbox, usado nos computadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), contribuiu significativamente para esse avanço tecnológico, antes mesmo da internet ser implementada, coisa que só aconteceu 4 anos depois, em 1969.




Assim como na criação da internet, a rede militar Arpanet também esteve presente na criação do e-mail, já que, durante a guerra fria, era importante que fosse feita uma interligação com tudo o que acontecia em suas bases militares com outros departamentos do interesse americano.


O engenheiro e programador Ray Tomlinson que trabalhava pela BBN no desenvolvimento da Arpanet, criou um programa batizado de SNDMSG (send message, ou, enviar mensagem) que foi o percursor do e-mail conhecido hoje, dando também maior utilidade ao caractere @ onde separava o nome do destinatário, do local onde a mensagem seria enviada (servidor).



(Ray Tomlinson - Por - tecnoexplore.com.br)


No princípio, esse sistema funcionava como meio de comunicação entre muitos dos usuários do computador de tipo mainframe, aqueles computadores primitivos, gigantes. Um usuário escrevia sua mensagem e o remetente fazia seu login para poder acessar, assim iniciando essa “nova era” da comunicação.

Interessante, né? Fique de olho que traremos muitas novidades e informações para você de forma rápida, prática e confiável.

40 visualizações0 comentário
bottom of page